Sandes de Choco
Um espaço dedicado ao choco em geral e à sandes de choco frito em particular. E aos seus derivados e sucedâneos. E à mini. E não só.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

A violência

Estando eu de férias, tive a oportunidade de assistir a uma daquelas reportagens que passam nos nossos noticiários da hora do almoço. Era uma daquelas notícias que falam da violência e criminalidade das nossas crianças e como isso é provocado pelos jogos de computador.

Eu não podia concordar mais com isso.

A reportagem intercalava imagens de miúdos em bairros degradados com imagens de jogos violentos. Daqueles com porrada. Ou dos que têm como objectivo roubar carros. É bem verdade. Os miúdos jogam o jogo e depois desatam a roubar carros como se não houvesse amanhã.

Um senhor professor de uma universidade qualquer (com óculos - por isso devia ser esperto) até disse que os miúdos roubavam, muitas vezes não por terem fome, mas por quererem ter mais coisas. Ora eu até achei uma certa razão ao que o senhor dizia. Numa sociedade em que convivem miúdos com telemóveis topo de gama e roupas de marca, com outros que mal têm dinheiro para as coisas essenciais é natural que estas coisas aconteçam. Por isso há tanta criminalidade nos países em que há mais desigualdades sociais, como o Brasil ou a África do Sul, por exemplo. Ah! E porque lá se jogam muitos jogos de computador, está bem visto.

Aliás eu próprio, quando passa por mim um mercedes topo de gama, a minha vontade é espancar o condutor e roubar-lhe o carro... o que me vai salvando é que jogo poucos jogos de computador... e geralmente as portas do carro estão trancadas... mas adiante!

Depois de mais umas imagens de um jogo de computador em que bonecos extraterrestres se espacanvam, lá veio outro senhor explicar como isso influenciava as criancinhas. É bem verdade. Eu tive logo o impulso de espancar todos os bonecos extraterrestres que se atravessassem à minha frente. Por sorte moro num bairro calmo e não passou nenhum.

Isto dos jogos é mesmo mau. Ainda no outro dia um moço aqui do bairro, por sinal grande fan de "Sim City" perdeu a cabeça, confundiu o jogo com a realidade, e vai daí construiu uma grande cidade. Baixos impostos, sistema de esgotos perfeito, sistema de transportes exemplar. Uma coisa doentia. Tiveram que internar o rapaz.

Outro, jogou demais ao "The Sims" e construiu uma casa com jardim, constitui família e arranjou um bom emprego. Impressionante.

Eu próprio fui vítima da violência provocada pelos jogos de computador. No outro dia ia a passar numa ruela escura e um jovem meliante tentou assaltar-me:
"Ou me passas a carteira ou faço-te imediatamente um 3 hit combo: quadrado, quadrado, estrela, triângulo, estrela, quadrado."
Ainda tentei defender-me com um quadrado, triângulo, quadrado. Mas já não fui a tempo.

A influência dos jogos está mesmo a tomar proporções fora do controle. Corrompe a nossa sociedade! Destrói os nossos jovens. É a fonte de todos os males. Se não houver um controlo rapidamente nos conteúdos dos jogos de computador... não sei onde isto irá parar.

0 leitores trincaram a sandes:

Enviar um comentário

<< Voltar à Sandes

  eXTReMe Tracker