Sandes de Choco
Um espaço dedicado ao choco em geral e à sandes de choco frito em particular. E aos seus derivados e sucedâneos. E à mini. E não só.

terça-feira, maio 17, 2005

Pois pois... mas e a sequela?

Fui ontem ao cinema.
Era um daqueles filmes típicos em que o heroi da fita tem uma carreira onde muito provalmente irá encontrar sucesso profissional e o conforto financeiro de uma vida desafogada.
Mas abandona-a e persegue o seu sonho. Deixa a gravata e o escritório de contabilidade e vai ser escritor, escultor, trapezista ou decorador de interiores, tarefa que certamente o preencherá em todos os sentidos.

É um estilo de filme tão típico que poderia por si só constituir um género cinematográfico. Há a "comédia", o "drama", o "western"... e o "um daqueles filmes típicos em que...". OK. O nome tem que ser repensado. Ainda assim podia e devia constituir um género cinematográfico.

O filme em particular não vem bem ao caso. O filme em si foi uma desilusão. Não chega a ser mau. É apenas fraco. O filme foi o In Good Company e desiludiu-me, principalmente comparado com a referência que eu tinha. O realizador foi o mesmo do About a Boy, que me agradou bastante (mesmo sendo, admito-o, do género delicodoce que pode nausear alguns dos leitores desta publicação).

Outro filme deste género que me ficou na memória é o emblemático L'Auberge espagnole ("A residência Espanhola" na versão Portuguesa).

O que fica claro nos filmes deste género é a impossiblidade de fazer uma sequela. E isto é um problema para os estúdios em termos financeiros. Por isso é que este género não é muito frequente nas nossas salas de cinema.

Não. Não é por as sequelas serem sempre piores que os originais. É porque o filme ia ter pouca saída. Quem é que ia querer ver o heroi do filme anterior a viver na sarjeta? A "andar ao lixo" (como se diz na minha terra)? A coleccionar latas, transportando-as num carrinho de supermercado pelas ruas onde dorme, numa caixa de papelão?

Bem... bem vistas as coisas talvez até fosse engraçado. Eu por mim ia ver!

0 leitores trincaram a sandes:

Enviar um comentário

<< Voltar à Sandes

  eXTReMe Tracker