Sandes de Choco
Um espaço dedicado ao choco em geral e à sandes de choco frito em particular. E aos seus derivados e sucedâneos. E à mini. E não só.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Acto falhado

Estou no pousio. "Entre projectos". Que é como quem diz: não estou a fazer nada.

Nestes dias no escritório temos o problema de não termos lugares suficientes para todos os consultores no pousio. Durante o estio do verão são muitos. Voltam ao escritório com o calor de agosto, como aves migratórias fugindo do frio dos clientes em busca do tempo quente.

E foi nesse contexto que cometi um pequeno acto falhado. Freud explicaria melhor que ninguém.

Como sou o último a chegar todas as manhãs nunca tenho lugar para mim. Todos os (poucos) lugares livres são ocupados pelos meus colegas consultores migratórios, mais madrugadores do que eu.

Não tendo lugar para me sentar, tomei a atitude corajosa de ocupar a secretária do Director, que está de férias.
Digo eu em tom galhofeiro "Vou para o lugar do chefe. Sempre quis ser o chefe".
Responde-me um chefe de projecto no seu já habitual tom jocoso, mas fazendo a sua também habitual e séria cara de mau: "E achas que tens capacidades para sê-lo?"
Resposta pronta, sem pensar: "Mais vale sê-lo que parecê-lo".
O chefe manteve a sua cara séria e não respondeu.

Foi só depois de ver o júbilo trocista de uma chefe de projecto rival que percebi que talvez tivesse dito algo que não devia. O meu comentário poderia ter sido mal interpretado!

Mas nunca seria minha intenção criticar as qualidades de chefe do meu chefe. Como poderia ser? Um trabalho de meses e meses de graxa assim deitados à rua num segundo, sacrificados por uma tirada caústica (ainda que plena de espirituosidade e bom humor).
E ainda para mais, todos os chefes gostam de mim. Há uma qualquer característica adorável em mim à qual nenhum chefe resiste. Talvez seja por pena. Talvez seja graças a um trabalho de graxa, profissional e bem conseguido, que tenho vindo a desenvolver e aperfeiçoar nos últimos anos. Tem que ser. De alguma forma tenho que compensar a minha falta de qualidade técnica.

Foi apenas um inocente provérbio que me saiu sem pensar, tão inocente como espontâneo.
Felizmente acho que o chefe não percebeu. Valha-nos isso.
Os chefes raramente percebem o que queremos dizer. Aliás, para ser rigoroso, os chefes raramente percebem o que quer que seja.

É por isso que são os chefes.

0 leitores trincaram a sandes:

Enviar um comentário

<< Voltar à Sandes

  eXTReMe Tracker