Sandes de Choco
Um espaço dedicado ao choco em geral e à sandes de choco frito em particular. E aos seus derivados e sucedâneos. E à mini. E não só.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Chefes maquiavélicos

Há a tendência para pensarmos que as piores pessoas no trabalho são os chefes. Nada de mais errado. O pior do trabalho (e do mundo em geral) são mesmo os colegas. Mas disso falarei no próximo post. Isto agora já é com as novelas: continua no próximo capítulo.

Os chefes, dada a sua fraquíssima percepção do que fazemos, são facilmente enganáveis. Basta fazer uma cara séria e aguentar um pouco sem rir enquanto dizemos com ar grave "Isto é uma coisa complicada. Vai demorar uma semana a fazer".

Existe a ideia generalizada de que os chefes são criaturas vis, pérfidas e intrinsecamente malignas. Eu acho que não. Acho que se aplica a lei designada por "Hanlon's Razor".

Eu não conhecia esta lei. É uma variação da famosa "Occam's Razor", que na realidade não é assim tão famosa. Só ouvi falar dela no filme "Contacto". Mas eu não sou lá muito culto. Toda a minha cultura provém de filmes, desenhos animados e sandes de choco frito. E de minis.

A lei foi-me indicava por um colega benevolente enquanto eu dizia cobras e lagartos do chefe.
Diz o seguinte:
"Never attribute to malice that which can be adequately explained by stupidity."

Acho que dispensa a tradução.

A lei foi tirada dum site geek, eu sei, mas há que reconhecer: A regra aplica-se perfeitamente. Serve como uma luva. A maioria das vezes é mesmo verdade. Embora não abone muito em favor dos chefes.

Não sei se prefiro um chefe capaz, mas mau e traiçoeiro, ou um chefe bonzinho, mas completamente inútil e incompetente. Acho que a maioria da vezes têm-me calhado uma agradável mistura dos dois.

0 leitores trincaram a sandes:

Enviar um comentário

<< Voltar à Sandes

  eXTReMe Tracker