Sandes de Choco
Um espaço dedicado ao choco em geral e à sandes de choco frito em particular. E aos seus derivados e sucedâneos. E à mini. E não só.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Os cocós dos pombos

Os pombos são animais giros. O que seria de nós sem eles? Até há malta que cria pombos, e há os pombos correio e isso.
E até há aquele filme do Vailant, que é com pombos e eu nunca vi, mas imagino que deve ser tipo "A fuga das galinhas", mas com pombos. O que é muito mais fixe. E tem as vozes do Ewan McGregor e do Ricky Gervais (o chefe David Brent do The Office) e do John Cleese.

Mas os pombos que eu conheço no mundo real não são assim. Não têm a voz do David Brent e só sabem fazer cocó.

Em Setúbal a coisa era mais ou menos pacífica. Tirando a Praça do Bocage, onde cheguei a ser atingido uma ou duas vezes por fezes pombalinas (ou será columbinas?) não há muitos pombos. O maior perigo voador em Setúbal são mesmo as gaivotas. Isso sim, produz um cocó corrosivo e potente. Deve ser do bom peixe fresco que apanham no rio.

Mas agora moro em Telheiras. Aqui o pombo é rei. A especialidade do pombo Telheirense é fazer o cocó nos parapeitos das minhas janelas. Mas também fazem um cocó de qualidade bastante razoável em cima do meu carro.

E o inevitável aconteceu mesmo. Foi esta semana. Armei-me em dono de casa e lá fui pôr a roupita lavada a estender na corda. É uma das coisas que mais aprecio nesta minha faceta de dono de casa.
Na realidade eu não sou propriamente "dono" da minha casa. Digamos que a tenho em sociedade com o meu banco. Mais ou menos na proporção de 1 para 29 (os 29 são do banco).

Claro que os amigos pombos tinham que fazer o ser belo cocó verde e branco em cima da roupa que estava a secar. Nem por acaso, nesse dia deixei o carro debaixo de uma árvore. Nunca deixar o carro debaixo de árvores ou postes de iluminação. Parece que são os sítio preferidos dos pombos para fazer os seus cocós.

Eu só me pergunto é como é que os meus vizinhos conseguem ter a feliz ideia de alimentar os pombos. Qual a razão demente que os faz alimentar aquelas criaturas do demo! Eu ainda pensei que fosse veneno. Mas não. É mesmo comida.

Mas será que os pombos não fazem o cocó em cima desses vizinhos?
Imagino que seja uma espécie de máfia. Protecção de bairro.
Chega um capanga pombo e ameaça "Se quiser protecção tem que pagar". "Protecção? Eu não preciso de protecção. Mas protecção para quê?" replica o vizinho inocentemente. "Sabe, é que acidentes acontecem". E nisto um pombo cumplice desata a fazer cocó em cima da roupa a estender perante o olhar aterrado do vizinho.
E o pobre vizinho não tem outra hipótese que não alimentar os malvados pombos mafiosos. Só pode ser isso.

Eu vi isto acontecer no MacGyver e noutras séries na TV. Não era com pombos, mas era com mafias chinesas e coisas assim do género. Mas é muito mais provável que isto aconteça com pombos do que com chineses. É que o cocó do pombo é muito mais potente que o cocó de um chinês.

1 leitores trincaram a sandes:

  • Estratégia: Reclamar à Câmara as vezes que forem precisas até o poder local perceber que a situação está a ser grave. Os Pombos já tem anualmente 2 e 3 posturas...

    Por Blogger Graza, às 16/10/05 17:38  

Enviar um comentário

<< Voltar à Sandes

  eXTReMe Tracker